Um dos maiores jogadores da história do futebol e grande ídolo do esporte argentino, Diego Armando Maradona faleceu nesta quarta-feira, aos 60 anos, vítima de uma parada cardiorrespiratória em Buenos Aires. Uma história curiosa é que o craque enfrentou o Fluminense pouco antes de deixar o Barcelona, da Espanha.
Em 1984, num torneio promovido pelo New York Cosmos, nos Estados Unidos, Fluminense e Barcelona se enfrentaram. As partidas da competição foram realizadas no Giants Stadium.
Após perder para o Napoli (ITA) nos pênaltis, o Fluminense enfrentou o Barcelona, que também foi derrotado na semi (para o Cosmos) na disputa de terceiro lugar. No time comandado por Carlos Alberto Parreira, figuravam nomes como Aldo, Branco, Duílio, Leomir (auxiliar de Abel Braga), Romerito e Washington. Paulo Victor, Jandir, Deley, Tato e Assis foram ausências na competição por estarem defendendo a seleção brasileira na ocasião.
Diante de um público de 40 mil pessoas, Fluminense e Barcelona empataram em 2 a 2 no tempo normal. Os gols tricolores foram marcados por Paulinho e Romerito (de pênalti). Outro dado curioso: Maradona chegou a fazer um gol de mão, mas este foi anulado. A igualdade levou a decisão para os pênaltis e os espanhóis levaram a melhor por 5 a 4. Na disputa dos tiros livres, Romerito errou sua cobrança.
Maradona, depois de enfrentar o Fluminense, deixou o Barcelona e se transferiu para o Napoli, da Itália, onde fez história.
Confira um vídeo com lances do jogo: