A tabela do Campeonato Brasileiro pode sofrer uma alteração. O Cruzeiro está ameaçado de perder seis pontos em virtude de uma punição. Segundo informa a coluna do Ancelmo Gois, no jornal O Globo, o clube mineiro perdeu uma ação na Fifa em virtude de uma dívida pela compra de Willian Bigode junto ao Zorya, da Ucrânia. Hoje o atacante atua no Palmeiras.
De acordo com a reportagem, a punição é a perda dos pontos. Por outro lado, no site “Globo Esporte há a informação que o Cruzeiro já recorreu ao Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, sigla em inglês) para evitar a punição. O valor da dívida gira em torno de R$ 6 milhões.
– A informação que tenho da Fifa, de ontem, é que não há punição. Nós apelamos para a Corte Arbitral. Temos direito de ir até a última instância antes de sofrer qualquer tipo de punição – disse Breno Tannuri, advogado que representa o Cruzeiro.
Confira nota oficial do Cruzeiro sobre o assunto:
“Sobre a contratação do Willian, Cruzeiro perdeu em primeira instância na Fifa, já entrou com recurso através do advogado Breno Tannuri, ganhou a liminar e até que haja novo julgamento e se mantenha a punição não há risco de perda de pontos. Perdendo a causa, o Cruzeiro paga o que será estabelecido e não sofre punição desportiva”.
Na época da compra do jogador, em julho de 2014, o país do Leste Europeu passava por sérios problemas políticos, que fez o dono do Metalist Kharkiv, ex-time de Willian, transferir o clube para a cidade de Luhansk e repassar os direitos do atleta ao Zorya. Na Fifa, o clube ucraniano cobra R$ 3,8 milhões pelo pagamento da compra do atleta pela diretoria cruzeirense.”
O Cruzeiro está atualmente na zona de rebaixamento do Brasileiro, em 18º lugar, com oito pontos.