Tudo igual! O Fluminense entrou campo na noite desta quinta-feira (11) para a partida diante do Criciúma, pela décima sexta rodada da edição da edição de 2024 do Brasileirão. O jogo foi disputado no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina, diante de um resultado de 1 a 1.

Para este importante confronto, Mano Menezes pode contar com os retornos de André e Diogo Barbosa, que cumpriram suspensão na última rodada. No entanto, o comandante não pôde contar com Germán Cano, que cumpre suspensão, além dos lesionados Marcelo, Isaac, Lima, David Terans, Manoel e Felipe Melo. A boa notícia é que esta foi a última partida sem o colombiano Jhon Arias. Ele jogará a final da Copa América na noite do próximo domingo (14).

 
 
 

Em busca de uma recuperação imediata na tabela, era esperado que o treinador promovesse um time mais leve, já que os jovens fizeram um bom segundo tempo no último jogo contra o Fortaleza. Todavia, Mano manteve a estrutura dos últimos jogos, escalando o time no sistema 4-3-3.

Um pouco mais organizado, o Tricolor iniciou o confronto no campo do adversário, com Marquinhos criando uma boa chance em chute de fora da área. Em contrapartida, o lado esquerdo defensivo sofria com Diogo Barbosa, que teve um erro técnico que promoveu uma boa chance ao Tigre.

A equipe carioca tinha mais a bola, enquanto os catarinenses esperavam um erro para sair em velocidade nos contra-ataques. Mesmo um pouco lento, o Flu criava algumas boas jogadas. Paulo Henrique Ganso acertou uma linda bicicleta, mas parou no goleiro rival. Depois, em cobrança de escanteio, Martinelli cabeceou, porém a bola saiu próxima à trave.

Ao contrário dos últimos jogos, o Fluminense fazia um jogo seguro. O ponto negativo era que John Kennedy não conseguia dominar as bolas no ataque, o que resultava na posse da equipe do sul. Além disso, ambos os laterais tricolores pecavam muito na marcação.

Para o segundo tempo, Mano Menezes manteve o mesmo time que não fazia uma má atuação. Porém, o Criciúma que pouco chegava, conseguiu o seu tento, justamente quando a equipe estava melhor na partida. Thiago Santos cortou mal a bola e, na sequência, Arhur Caíke finalizou para uma ótima defesa de Fábio. No rebote, Matheusinho teve tudo para estufar as redes. Mais um jogo em que o time leva gol neste Brasileirão.

Com o gol, o Fluminense sentiu. Com isso, o treinador do clube das Laranjeiras fez as suas primeiras mudanças. Saíram: Keno, John Kennedy e Martinelli. Entraram: Jan Lucumí, Kauã Elias e Alexander. A estrutura do time se manteve.

Em busca do gol, o Flu foi pra cima enquanto o Criciúma continuava explorando as jogadas em transições velozes. A chance do gol tricolor até veio, porém o jovem Kauã Elias chutou em cima do goleiro: Ganso levantou na bola área e o atacante perdeu o gol nas duas oportunidades que teve de finalizar.

Na parte final da partida, ainda deu tempo de sair Marquinhos e Diogo Barbosa, com as entradas de Douglas Costa e Esquerdinha. O lateral-esquerdo, por sua vez, mudou o jogo, sendo responsável pelo empate. Esquerdinha fez o cruzamento certeiro para Kauã Elias apenas empurrar para o fundo das redes. Tudo igual na partida. A partir disso, o Fluzão cresceu no jogo, mas o resultado permaneceu.

  • O Tricolor foi a campo com: Fábio; Samuel Xavier, Antônio Carlos, Thiago Santos e Diogo Barbosa; André, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Marquinhos, Keno e John Kennedy.
  • Banco: Felipe Alves, Vitor Eudes, Guga, Felipe Andrade, Lucas Justen, Esquerdinha, Gabriel Pires, Alexsander, Renato Augusto, Douglas Costa, Kauã Elias e Lucumí.
  • Entraram: Jan Lucumí, Kauã Elias, Alexander, Esquerdinha e Douglas Costa.

Por fim, o Fluminense continua na 20ª posição no Brasileirão, com 8 pontos ganhos, em 48 já disputados. Agora a equipe volta a atuar somente no dia 21 de julho, também pelo torneio nacional, diante do Cuiabá. Tal compromisso marcará a reestreia de Thiago Silva e o retorno de Jhon Arias.