A Conmebol, por intermédio de videoconferência, aprovou em seu conselho realizado nesta sexta-feira a mudança de formato da Copa Sul-Americana em 2021. A competição passará a ter fase de grupos, assemelhando-se, assim, à Libertadores.
— O Conselho aprovou as modificações no formato da CONMEBOL Sul-Americana para 2021, incluindo uma fase de grupos com o fim de garantir uma maior representatividade dos países – diz a nota divulgada pela confederação.
Em 2021, a Sul-Americana será divida em três grandes fases. Na preliminar, eliminatória com jogos de ida e volta, os times do mesmo país (exceto Brasil e Argentina) se enfrentarão para chegar à segunda fase, a dos grupos. Por fim, das oitavas de final até a decisão, voltam os duelos eliminatórios, também em ida e volta.
A fase de grupos terá 16 times da fase preliminar, mais seis do Brasil, seis da Argentina e quatro eliminados da última fase da Pré-Libertadores. Quem cair na fase de grupos da Libertadores com o terceiro lugar, irá para as oitavas da Sul-Americana.
Nos grupos da Sul-Americana, só os primeiros avançarão.