(Foto: Thais Magalhães - CBF)

Foi anunciada na sexta feita a renovação de contrato da CBF com a Rede Globo para a transmissão da copa do Brasil de 2023 a 2026. O acordo teve um aumento em torno de 50% em relação ao atual. Assim sendo, as premiações para os clubes participantes subirá a partir do ano que vem.

Atualmente, a emissora paga um valor superior a R$ 400 milhões por ano até 2022. Com a renovação, dependendo de determinadas metas serem atingidas, a quantia pode superar os R$ 600 milhões. Além da Globo, houve propostas de duas agências, a IMG e Live Mode, além do SBT. O canal carioca apresentou um pacote superior.


 
 
 

Tal qual já acontece na atual edição, há negociação para fechar com a Amazon a cessão de boa partes dos jogos. O acerto ainda não está sacramentado, mas deve acontecer. Isso também impacta na meta a ser atingida para turbinar o contrato para a CBF.

Na CBF, existe a premissa de que o aumento do contrato terá repasse feito para a premiação dos clubes. No modelo do último contrato, era destinado cerca de 80% do valor total do acordo para a premiação dos clubes. Um quinto do total fica com a CBF que aplicava uma parte nos custos da Copa do Brasil, viagens, promoções etc.

Com isso, a partir do próximo ano, seriam destinados quase R$ 500 milhões como premiação para os clubes. Atualmente, só o prêmio do campeão atinge R$ 60 milhões. A CBF ainda não detalhou se vai manter os critérios atuais de distribuição. As informações são do blog do Rodrigo Mattos, do Uol.