Disputar a Copa do Brasil ou a Copa Sul-Americana? O dilema que os clubes brasileiros viveram nos últimos anos, inclusive neste, deixa de existir. O anúncio foi feito pelo diretor de competições da CBF, Manoel Flores, no fim da manhã desta quinta-feira.
– A CBF irá equacionar o calendário. Uma reclamação que existe é que o clube tem que optar entre Sul-Americana e Copa do Brasil. Isso deixa de existir. Nossa ideia é que os clubes possam disputar Copa do Brasil, Brasileiro e as duas competições continentais. O que Comebol fez foi auxiliar a gente. A ideia é que o clube não tenha que escolher, jogar as duas competições nacionais e internacionais também. A expectativa é encurtar a Copa do Brasil. Não em datas, mas em tempo. Isso faz parte do processo de negociação. A expectativa é soltar na semana que vem o calendário ajustado – explicou.
Até esta temporada, para um clube da Série A disputar a Sul-Americana, ele, necessariamente, só poderia avançar até à terceira fase da Copa do Brasil. Se obtivesse classificação para as oitavas, a oportunidade de participar o torneio continental não seria possível.