Se a Copa América chega aos 100 anos, parte importante da história da competição tem participação do Fluminense. Afinal, em 1919, três anos após a criação, a disputa chegou ao Brasil e coube ao clube construir o estádio das Laranjeiras para receber os jogos. Na casa do Tricolor, a seleção brasileira, inclusive, nunca perdeu.
– Impossível contar a história do futebol brasileiro sem passar pelo Fluminense. Temos registros históricos incríveis. Se hoje comemoramos o centenário da Copa América, sabemos que é impagável a dívida da paixão nacional com o Flu, o seu estádio e o seu inestimável acervo – disse Heitor D’Alincourt, do Flu Memória.
O Fluminense conta com imagens históricas de partidas nas Laranjeiras, feitas em negativo em vidro, e que foram publicadas no livro “We are the Legend”.
– No livro em inglês “We are the Legend”, que lançamos nos EUA durante a pré-temporada do Fluminense, em janeiro, revelamos imagens exclusivas do Sul-Americano de Seleções disputado em 1919 e em 1922, nas Laranjeiras. Agora, durante o processo de captação de fotos para a obra “O Fluminense somos todos nós”, também estamos recorrendo aos negativos em vidro do clube para mostrar registros inéditos da torcida tricolor no início do Século XX – afirmou Dhaniel Cohen, também do Flu Memória.
Confira abaixo um dos negativos em vidro de imagens históricas do Fluminense: