Depois de notificar os médicos de clubes do Rio de Janeiro, desaconselhando à retomada dos treinamentos e do Campeonato Carioca em meio à pandemia do coronavírus, o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) pode abrir um processo interno contra a volta do futebol no estado.
A ideia, segundo a entidade, é de que se abra um processo dentro da própria Cremerj contra aqueles que continuarem permitindo os treinos em seus respectivos clubes. Dessa maneira, os médicos seriam enquadrados nos artigos 1º e 18º do Código de Ética Médica e a punição poderia variar entre uma simples advertência, suspensão ou até cassação do CRM (Conselho Regional de Medicina, nome do registro profissional).
– O Cremerj vai atuar especificamente em cima do médico. Se a gente tiver a denúncia de que os treinos ou qualquer coisa do gênero vêm acontecendo, que estão expondo as pessoas aos riscos da doença, os médicos responsáveis vão ser enquadrados nestes artigos. É uma exposição, ao nosso ver, absolutamente desnecessária. Não tem por que, neste momento, num pico da doença, expor todo mundo a algo que não é uma atividade essencial – afirmou Marcelo Erthal, conselheiro responsável.