Às 10h desta quinta-feira, o Governo do Estado do Rio de Janeiro abrirá os envelopes com as propostas para a gestão do Maracanã pelos próximos 20 anos. Até o momento, três consórcios mostraram publicamente o interesse. O formado pela dupla Fluminense e Flamengo (que administram o estádio provisoriamente desde 2019) chamado Consórcio Maracanã; o consórcio formado pelo Vasco em parceria com a WTorre e a Legends; e também a Arena 360, que administra o estádio Mané Garrincha, em Brasília.
Em entrevista ao jornal O Globo, os consórcios da dupla Fla-Flu e da Arena 360 responderam como pretendem administrar o complexo caso saiam vencedores da disputa. O do Vasco não quis responder para não dar informações consideradas estratégicas ou sigilosas sobre o processo de licitação. Confira os tópicos abordados e as respostas:
Quantos jogos o seu consórcio pretende realizar por ano no Maracanã?
Arena 360: A Arena 360 garante um calendário anual com, pelo menos, 70 dias de jogos no Maracanã.
Consórcio Maracanã: Como temos dois clubes na composição do consórcio, todos os jogos como mandantes serão realizados no Maracanã.
O estádio estará aberto para todos os clubes do Rio?
A360: Sim, todos os clubes do Rio de Janeiro serão bem-vindos. A prioridade na distribuição de datas se dará em função da disponibilidade/capacidade do estádio de cada time. No atual cenário, Flamengo e Fluminense teriam mais datas. Os valores de aluguel serão fixos, por tipo de competição. Cada clube será responsável pela operação em seu mando. Vamos ceder algumas data para a FERJ, para que clubes de menor torcida também possam mandar jogos no principal estádio do país.
CM: Sim, o estádio estará aberto a outros clubes, respeitando a preferência dos jogos do consórcio.
Como será a manutenção do gramado? Há a previsão de uso de grama sintética?
A360: O Maracanã é templo sagrado do futebol mundial e a Arena 360 acredita que o gramado, seguindo os mais altos padrões de exigência para partidas internacionais, deva ser mantido com grama natural e com os mais criteriosos cuidados diuturnamente.
CM: A manutenção continuará sempre trabalhando com as melhores práticas e buscando inovações. Não iremos usar grama sintética.
Quantas datas serão reservadas para shows?
A360: A Arena 360 acredita que o Maracanã deve ser explorado além do gramado, que deve ser priorizado apenas para shows de grande porte de artistas nacionais e internacionais. O estádio e o complexo como um todo oferecem inúmeras possibilidades de espaços e formatos para a exploração de eventos com as mais variadas características.
CM: Os shows terão que se adaptar às datas do calendário do futebol para a avaliação de sua realização.
Qual a projeto para o Maracanãzinho?
A360: O Maracanãzinho é um equipamento essencial para a cidade do Rio de Janeiro, e deve estar na agenda do entretenimento da cidade, com muito mais eventos esportivos e culturais. O espaço, revitalizado, vai contribuir com a valorização imobiliária e a geração de emprego e renda para a região da Tijuca.
CM: O Maracanãzinho será um ginásio “multiuso”, teremos esportes, eventos e shows.