Al-Ittihad e Auckland City se enfrentam nesta terça-feira, na Arábia Saudita, pelo jogo de abertura do Mundial de Clubes da Fifa. Quem avançar estará a um jogo de ser o adversário do Fluminense na semifinal do torneio. Embora todos apontem o favoritismo para os sauditas, foram os neozelandeses que chegaram mais longe na competição até hoje.
O melhor resultado do Al-Ittihad foi uma 4ª colocação em 2005, quando foi eliminado pelo São Paulo na semifinal e perdeu a disputa do 3º lugar para o Deportivo Saprissa, da Costa Rica, campeão da Concacaf. Por sua vez, o Auckland City já foi 3º colocado em 2014, ao bater o Cruz Azul, do México, no jogo que valeu a medalha de bronze. Na semi, foram eliminados pelo San Lorenzo (ARG).
É bem verdade, porém, que por conta do alto investimento dos clubes do Oriente Médio para a temporada, o favoritismo para o Al-Ittihad é compreensível. O clube saudita trouxe nomes de peso para sua equipe como Benzema, Fabinho e Kanté, que estavam em grandes clubes da Europa como Real Madrid, Liverpool e Chelsea. Resta saber se farão valer dentro de campo.