O título do Campeonato Carioca 1971, um dos mais legendários da história, completa 43 anos nesta sexta-feira. O Fluminense derrubou todo o favoritismo do Botafogo e, com gol do ponta-esquerda Lula, venceu o time de Carlos Alberto Torres, Paulo Cesar Caju, Jairzinhoe companhia. O tento foi marcado aos 43 minutos do segundo tempo, revoltando os alvinegros.
– Me disseram que houve falta, mas eu estava olhando a bola. Não vi o lance direito. Só sei que fiz o gol – conta o ex-jogador, acrescentando que foi empurrado na jogada, mas ninguém percebeu.
O Botafogo havia aberto uma boa margem de pontos e já era declarado como o virtual campeão. Na revista Placar, PC Caju posou com a faixa de campeã. Mas a quatro rodadas do fim, o adversário relaxou e conquistou dois pontos de seis possíveis.
O Flu chegou atropelando. Derrotou America, Vasco e Flamengo e o próprio Botafogo. Mais de 140 mil pessoas testemunharam aquele confronto épico. Confira a ficha técnica:
Ficha técnica:
Fluminense 1 x 0 Botafogo
Data: 27/06/1971.
Local: Maracanã.
Fluminense: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio; Silveira e Didi (Flávio); Wilton (Cafuringa), Cláudio Garcia, Ivair e Lula. Técnico: Zagallo.
Botafogo: Ubirajara Mota; Carlos Alberto Torres (Mura), Brito, Osmar e Paulo Henrique; Nei Conceição e Carlos Roberto; Zequinha (Paraguaio), Nilson Dias, Careca e Paulo César Lima. Técnico: Egídio Landolfi “Paraguaio”.
Gol: Lula, aos 43 minutos do segundo tempo.
Árbitro: José Marçal Filho.
Cartão vermelho: Carlos Roberto (Botafogo).
Público: 142.339 pagantes.
Renda: CR$ 1.101.128,00.