A Conmebol multou o Fluminense por conta do mau estado do gramado do Maracanã no jogo contra o Olimpia (PAR), pela ida das quartas de final da Libertadores. De acordo com reportagem do site ge, o valor é de US$ 15 mil (R$ 74 mil na cotação atual).
Vale destacar que o gramado ficou deteriorado por conta das sucessivas partidas em agosto e precisou ser fechado para reparos. No mês, o Vasco chegou a mandar jogo contra o Atlético-MG pelo Campeonato Brasileiro (em princípio negado por Fluminense e Flamengo, gestores do estádio) por intermédio de uma decisão da Justiça.
O delegado responsável pela partida entre Fluminense e Olimpia, vencido pelo Tricolor por 2 a 0, descreveu as condições do campo de jogo como “ruins”.
De acordo com o Manual de Clubes da competição, a Conmebol exige: “A superfície natural do campo de jogo deve ser de excelente qualidade, que permita alcançar parâmetros seguros de torção, tração, pique e rolagem da bola, entre outros, utilizados para a avaliação das condições de jogo, garantindo assim, não só a qualidade do espetáculo em termos de estética como também diminuindo o risco de lesões dos jogadores e árbitros.”