Na noite desta quarta-feira, a Conmebol anunciou que oito clubes brasileiros, de um total de 21 pela América do Sul, apresentam erros em suas listas de inscrição na Libertadores e na Copa Sul-Americana. Além do Fluminense, Atlético-MG, São Paulo, Botafogo, Santos, Bahia, Corinthians e Chapecoense são os clubes.
Em comunicado, a entidade que comanda o futebol sul-americano afirmou que as listas são de responsabilidade exclusiva dos clubes e que o regulamento foi aceito por eles em dezembro de 2018. De acordo com o portal Globoesporte, a Conmebol aceitou as inscrições mesmo com a irregularidade e enviou os casos para o Tribunal de Disciplina, que abrirá investigações a respeito de cada um.
Ainda segundo o portal, apesar da acusação da entidade, todos os clubes brasileiros afirmam ter enviado suas respectivas dentro do prazo estipulado. A tendência é que o caso se resulte em multas para os clubes, e não em punições mais severas como perda de pontos ou eliminação dos torneios que disputam. Confira o comunicado oficial divulgado pela Conmebol na íntegra:
“A apresentação em tempo e forma das listas de jogadores é responsabilidade exclusiva dos clubes e associações, e nenhum caso é atribuível à Conmebol;
Os regulamentos foram entregues e aceitos pelos clubes participantes na carta de conformidade e compromisso em dezembro de 2018 e, em seguida, ficaram dispníveis no site da Conmebol;
21 clubes participantes da Libertadores e da Copa Sul-Americana apresentaram erros no processo de envio da lista de jogadores. Diante dessa situação, a Commebol atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos normativos, remeteu tais erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Por isso, enquanto o Tribunal Disciplinar não toma uma decisão a respeito, a competição continua normalmente”.
Veja a lista completa dos clubes com irregularidades:
Copa Libertadores
- Atlético-MG
- São Paulo
- Universidad de Chile
- Palestino (Chile)
- Libertad (Paraguai)
Copa Sul-Americana
- Botafogo
- Santos
- Bahia
- Fluminense
- Corinthians
- Chapecoense
- Colo-Colo (Chile)
- Deportes Antofagasta (Chile)
- Unión Espanhola (Chile)
- Sol de América (Paraguai)
- Independiente FBC (Paraguai)
- Deportivo Santaní (Paraguai)
- Guaraní (Paraguai)
- Estudiantes de Mérida (Venezuela)
- Zulia (Venezuela)