Uma situação que foi recorrente na Libertadores de 2023, aconteceu agora na Recopa Sul-Americana. A Conmebol aplicou nova multa ao Fluminense. O clube foi apenado em R$ 473 mil, segundo informa o site ge, por infrações cometidas pela torcida.
Entre as ocorrências, está o uso de sinalizadores, proibido pelo artigo 12.2.c do Código Disciplinar da entidade. Além disso, no artigo 12, relativo à ordem e segurança nas partidas, o Fluminense foi multado por infringir os tópicos 12.2.d e 12.2.h – uso de ponteiras laser e perturbação ao bem-estar da delegação (da LDU) em hotéis.
Depois de perder por 1 a 0 na ida, no Equador, o Fluminense venceu a LDU na volta, no Maracanã, por 2 a 0, e ficou com o título. As quantias serão debitadas automaticamente do clube em relação aos valores que deveria receber da Conmebol por direitos televisivos e patrocínio.
Outras infrações estão relacionadas ao lançamento de objetos (12.2.b), solicitação de ativações (artigo 25 do Regulamento de Segurança), linhas telefônicas em instalações de TV (artigo 4.5.5.1 do Manuel de Clubes da Libertadores) e entrada em áreas específicas no âmbito de um jogo, sem autorização (11.2.j).
Por fim, o clube também foi multado por infrações aos artigos 11.2.c e 11.2.f, que remetem a violações no comportamento desportivo e que possam desacreditar o futebol e a Conmebol.