FOTO DE MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

O Fluminense encara o Flamengo, na noite da próxima quinta-feira (17), no Maracanã, a partir das 20h (horário de Brasília), em jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Em busca de pontos importantíssimos na luta pela permanência na elite, o Time de Guerreiros terá que quebrar um tabu.

A equipe tricolor não vence o rival há oito partidas. No período, o Flu acumula quatro derrotas e quatro empates. A última vitória em clássicos no Campeonato Brasileiro aconteceu há cerca de dois anos, em um clássico recheado de emoções e polêmicas.

Fluminense bateu o Flamengo em jogo de 5 expulsões

 
 
 

No dia 18 de setembro de 2022, o Flu encarou o Flamengo, no Maracanã, pela 27ª rodada do Brasileirão. O Trciolor chegou para o clássico na quarta posição com 45 pontos, atrás do rival, que estava em terceiro, apenas nos critérios de desempate.

A partida foi agitada desde os minutos iniciais. Ainda no primeiro tempo, o zagueiro David Braz acabou expulso por reclamar incisivamente de um lateral para o adversário.

Na reta final do primeiro tempo, depois do goleiro Fábio fazer, pelo menos, duas grandes defesas ao longo dos 45 minutos iniciais, o Flu abriu o placar.

Depois de uma defesa parcial de Santos, o centroavante Germán Cano caiu na disputa com Léo Pereira e o árbitro Raphael Claus marcou pênalti. Na cobrança, Ganso colocou a bola nas redes.

O goleiro Fábio seguiu realizando defesas importantes ao longo do segundo tempo até o Flu aumentar a vantagem. Aos 30 minutos, Martinelli cruzou na medida para Nathan, que concluiu de cabeça para ampliar. Aos 37′, o Flamengo chegou a descontar, com Gabriel Barbosa, mas já era tarde.

A grande polêmica aconteceu após os 40 minutos. Em uma falta no campo de ataque do Flamengo, Felipe Melo e Manoel se estranharam com Marinho. Do trio, apenas Felipe Melo não foi expulso.

Logo na sequência, outra confusão envolveu Caio Paulista e Éverton “Cebolinha”, que colocou as mãos nos pescoço do jogador tricolor, que acabou revidando com a tentativa de uma cabeçada. A dupla também acabou expulsa após intervenção do VAR.

Fluminense terminou na frente

No final daquela temporada, o Flu ficou com a terceira posição do Brasileirão, com 70 pontos. Já o rival terminou em quinto, com 62 pontos. Ambos disputaram a fase de grupos da Conmebol Libertadores deste ano, eliminados nas quartas de final. O Tricolor, pelo Atlético-MG, e o Rubro-Negro pelo Peñarol (URU).