(Foto: Marcelo Gonçalves/FFC)

O Fluminense enfrentará o Internacional, na próxima quarta-feira (4), em duelo válido pela volta da semifinal da Copa Libertadores. O Tricolor terá que decidir a classificação fora de casa, e o retrospecto recente neste quesito não é nada positivo.

Em 2011, nas oitavas de final, o clube das Laranjeiras venceu o Libertad por 3 a 1 no Maracanã, mas perdeu a volta por 3 a 0 e acabou eliminado. Assim como em 2013, quando nas quartas de final contra o Olimpia, empatou o primeiro jogo e foi derrotado por 2 a 1 de virada fora de casa.

 
 
 

Em 2021, a mesma coisa, nas quartas de final decidiu fora e foi eliminado com dois empates, sendo que o adversário avançou pelo critério do gol fora. Em 2022, novamente contra o Olimpia, dessa vez na pré Libertadores, ganhou por 3 a 1 no Engenhão, mas acabou perdendo por 2 a 0 no Defensores Del Chaco e saindo da competição nos pênaltis.

Por fim, a última vez que isso ocorreu, foi nesta temporada, na fase anterior, mais uma vez contra o Olimpia. Entretanto, pela primeira vez o Flu avançou, vencendo tanto como mandante na ida, quanto como visitante na volta.