(Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Faltam quinze pontos para o alívio. Com 30 somados até o momento, o Fluminense ainda corre risco de rebaixamento no Campeonato Brasileiro e precisará de um aproveitamento de 50% na reta final da competição para se livrar do Z4 sem depender de ninguém. Com 45, a chance de evitar a queda beira os 99%, e é essa pontuação “mágica” que o Tricolor precisa buscar.

Com isso, confira a análise da reta final do Fluminense e os dez jogos restantes. Serão seis no Maracanã e quatro longe do Rio de Janeiro. Cinco vitórias bastam, mas também existe uma boa chance (de quase 96%, segundo a UFMG), de que com 44 pontos (quatro vitórias e dois empates) a permanência também seja consumada. Onde o Time de Guerreiros pode arrumar esses pontos?

 
 
 

17/10 – Flamengo x Fluminense (Maracanã)

Fluminense
(Foto: Lucas Merçon – FFC)

O clássico Fla-Flu pode ser encarado como um jogo “coringa” para o Tricolor. Embora conte como um dos seis jogos a serem realizados no Maracanã, trata-se de um campo neutro onde qualquer ponto pode ser bem-vindo. Um empate, para a conta geral, não seria ruim, mas a vitória dará uma tranquilidade muito maior para o Tricolor seguir sua caminhada fora do Z4.

22/10 – Fluminense x Athletico-PR (Maracanã)

(Foto: Mailson Santana – FFC)

A partida atrasada contra o Athletico, em casa, precisa ser encarada como de vital importância para o Tricolor, como de fato é. Além de se tratar de um confronto direto e de ter a chance de ultrapassar o rival na tabela, é um dos cinco jogos com mando que o Flu terá pela frente. O “fator casa” será imprescindível e os três pontos, na situação em que está, serão inegociáveis para o Time de Guerreiros.

26/10 – Vitória x Fluminense (Barradão)

Fluminense Vitória Brasileirão
FOTO DE LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC

Embora tenha em sua conta que vencer os cinco jogos em casa, para fazer 15 pontos e chegar aos 45, o duelo contra o Vitória em Salvador é uma partida em que o Fluminense não pode perder. Por se tratar de um duelo direto, contra um time que atualmente está dentro do Z4, arrancar pontos é crucial. Uma vitória fora seria o melhor dos mundos, mas o empate, se a equipe fizer o dever de casa, não é de se jogar fora.

06 ou 07/11 – Fluminense x Grêmio (Maracanã)

flu
(Foto: Marcelo Gonçalves – FFC)

Para sair da posição em que está, o Fluminense precisará fazer do Maracanã sua fortaleza. Embora difícil, o jogo contra o Grêmio, outro adversário direto na luta para se afastar das últimas colocações, é outro em que o Tricolor precisa trazer a vitória para se estabilizar na competição. Ainda mais se tiver tropeçado em jogos como no Fla-Flu ou Vitória fora de casa. No Maraca, os 3 pontos precisam vir.

13 ou 14/11 – Internacional x Fluminense (Beira-Rio)

(Foto: Marcelo Gonçalves – FFC)

Nenhum time entra em campo com o pensamento de perder, isso é um fato. O duelo contra o Inter, no Beira-Rio, está entre os jogos, em tese, mais complicados que o Fluminense terá pela frente. Caso consiga fazer seu papel dentro de casa, uma derrota no Sul não seria tão danosa para o Tricolor. Porém, trazer pontos de lá, ao menos um que seja, seria comemorado como três, e de grande valia.

20 ou 21/11 – Fluminense x Fortaleza (Maracanã)

FOTO DE LUCAS MERÇON / FLUMINENSE FC

A partida contra o Fortaleza cai quase que no mesmo discurso do duelo contra o Grêmio, excetuando o fato de não ser um confronto direto. Apesar de fazer uma boa campanha e estar no G4, o time cearense não tem bom rendimento fora de casa e o Fluminense precisa se aproveitar disso para superar o adversário no Maracanã e colocar mais três pontos na conta para se aproximar do objetivo.

23 ou 24/11 – Fluminense x Criciúma (Maracanã)

Foto: Marcelo Gonçalves/FFC

Para as pretensões do Fluminense, assim como o jogo atrasado contra o Athletico-PR, trata-se de uma vitória obrigatória e que não pode escapar a partida contra o Criciúma, no Maracanã. É outro adversário direto em contexto de rebaixamento e dentro de sua casa. Novamente o adjetivo “inegociável” para os três pontos precisam aparecer aqui, pois trata-se de um triunfo fundamental.

01 ou 02/12 – Athletico-PR x Fluminense (Arena da Baixada)

(Foto: Maílson Santana/FFC)

Chegando nas três últimas rodadas, a missão tricolor para esse jogo dependerá muito do que foi feito até aqui. Se ainda estiver “com a corda no pescoço”, pode ser um confronto direto contra o Z4 e uma espécie de final. Já se tiver, no mínimo, feito o dever de casa, o Fluminense poderá até ficar satisfeito em trazer um ponto de Curitiba. Em que pese que, para o Athletico, poderá ser uma decisão pela sobrevivência.

04 ou 05/12 – Fluminense x Cuiabá (Maracanã)

FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

Precisa ser para o Fluminense – caso ainda precise de algum ponto – o “jogo da salvação”. O duelo contra o Cuiabá, que tem chances de já chegar na penúltima rodada rebaixado, no Maracanã, é mais uma daquelas vitórias obrigatórias para um time que precisa somar pontos para se manter na Série A, assim como os jogos anteriormente mencionados contra Athletico-PR e Criciúma.

07 ou 08/12 – Palmeiras x Fluminense (Allianz Parque)

serna
(Foto: Lucas Merçon/FFC)

É preciso ter em mente que o Flu terá, na última rodada, o seu jogo mais difícil na reta final do Brasileirão. Pode enfrentar um Palmeiras brigando pelo título, no Allianz, onde o Tricolor nunca na história venceu, tendo um empate e nove derrotas. Para escapar do Z4, em hipótese alguma o Fluminense pode depender deste jogo. Precisa alcançar a marca dos 45 pontos antes, ou estará em péssimos lençóis.