A decisão da Justiça dos Estados Unidos de condenar José Maria Marin por seis das sete acusações de que era alvo agravou a situação do presidente afastado da CBF, Marco Polo Del Nero. Suspenso pela Fifa por 90 dias em 15 de dezembro, ele pode ser banido definitivamente do futebol antes mesmo de expirar esse prazo.
A possibilidade foi confirmada ao Terra por um ex-integrante do Comitê Executivo da Fifa. Tudo porque todos os crimes cometidos por Marin, que era vice-presidente da CBF no início da gestão de Del Nero, também são atribuídos ao presidente afastado.
– A Fifa não vai ter saída. Diante dos fatos e pressionada pela repercussão internacional do caso, não deve esperar muito”, contou o dirigente esportivo ao Terra .
Del Nero nega que tenha cometido atos ilícitos para beneficiar empresas de marketing esportivo numa operação complexa que envolveu recebimento de propinas para a comercialização dos direitos de transmissão da Libertadores, Copa Sul-Americana, Copa América e até mesmo Copa do Brasil. Ele foi indiciado pela Justiça dos EUA em 2015, mas não está sob julgamento porque não compareceu à Corte norte-americana.