Foto: Mailson Santana/FFC

Após dois dias de folga, o elenco do Fluminense se reapresentou na tarde da última quarta-feira (21) para o período de treinos até a volta do Brasileirão. De olho na reta final da temporada, o Tricolor terá sete dias de preparação antes do confronto com o Juventude, marcado para o próximo meio de semana.

Este período sem jogos ocorre em função da data Fifa, que teve início na última segunda-feira e termina em 27 de setembro. A semana de treinos será crucial para o clube tricolor se preparar para as 11 rodadas restantes no Brasileirão.

 
 
 

Atualmente, o Fluminense ocupa a terceira posição na tabela, com 48 pontos. A equipe ainda tem chances matemáticas de brigar pelo título nacional, mas o objetivo mais realista é confirmar a vaga direta na próxima Libertadores.

TESTES E MUDANÇAS CONTRA O JUVENTUDE

Um dos principais desafios de Diniz na semana será definir o time que entrará em campo contra o Juventude, na próxima quarta-feira. O maior problema está na defesa. O treinador não poderá contar com Manoel, David Braz e Caio Paulista, todos expulsos no Fla-Flu do último domingo.

No momento, o Fluminense tem apenas um zagueiro confirmado para a partida: o capitão Nino. Fernando Diniz poderá usar os dias de treino para achar o companheiro ideal. Felipe Melo e André são opções de jogadores que podem jogar improvisados na zaga. Sem Caio Paulista, Cristiano é o favorito para ter chance na lateral.

RECUPERAR FORMA FÍSICA

Outra prioridade será a recuperação física de atletas que vêm de grandes sequências de jogos. É o caso de Fábio e Cano, por exemplo, que disputaram todas as 33 partidas desde que Diniz assumiu o time. A equipe de preparadores físicos também pode aproveitar o período sem partidas para aumentar o nível de cobrança nos treinos de força – de olho no ganho de intensidade para os próximos compromissos.

Sem jogos e viagens durante 10 dias, todos os atletas terão descanso maior em relação às últimas semanas. A equipe ganhou folga de dois dias no início dessa semana (segunda e terça-feira) e volta a folgar no próximo domingo.

POSSÍVEIS RETORNOS

O período sem jogos pode dar a Fernando Diniz dois reforços caseiros para o restante da temporada. Alan e David Duarte estão recuperados das respectivas lesões e vivem a expectativa de voltarem aos gramados. A participação da dupla nos treinos desta semana será crucial para a decisão da comissão técnica sobre uma possível volta contra o Juventude.

O zagueiro não atua desde 17 de agosto e vinha se tratando de incômodos na coxa. Com uma lacuna na defesa, ele pode até ser titular ao lado de Nino, se tiver condições físicas. O atacante, por outro lado, está recuperado de uma grave lesão na panturrilha e pode fazer a reestreia pelo Fluminense na próxima semana.