Falta apenas uma rodada e dois jogos atrasados da 15ª jornada para que o Brasileirão 2023 chega a sua metade. Já é possível entender sobre o que cada clube brigará até o final da competição e saber quais os principais jogadores em cada posição. A briga segue acirrada em diversas delas, mas a seleção do campeonato não teve mudanças em relação a última semana.
O lateral direito Samuel Xavier é o único representante do Tricolor das Laranjeiras até o momento entre os melhores avaliados pelo portal GE:
Entenda como as notas são dadas e o regulamento
Todas as partidas do Campeonato Brasileiro são assistidas na íntegra, e cada jogador começa com a nota 5. Eles vão ganhando ou perdendo décimos e pontos de acordo com as ações positivas e negativas que têm em campo, bem como a relevância que o desempenho individual deles impacta no time e na construção do resultado.
Para entrar na disputa o atleta precisa ter ao menos 60% de participação no campeonato. Ou seja, é necessário que tenha jogado nove das 14 rodadas já encerradas até o momento. Os jogadores entram nas disputas de acordo com as posições que mais foram utilizados no campeonato. Não importa se um atleta é um atacante de origem. Se ele atuar mais vezes como lateral-direito, será incluído no ranking desta posição.
Se houver empate entre as notas de dois ou mais jogadores, o critério de desempate é a quantidade de minutos jogados na competição. Quanto mais tempo um atleta fica em campo, é mais difícil manter a regularidade em alto nível. O segundo critério é a contribuição efetiva em gols e assistências. Quem mais gerou gols diretamente. No caso dos goleiros, vence quem levou menos gols em média por jogo.