Seguindo os passos de Flamengo e Fluminense, o Vasco formalizou nesta segunda-feira o interesse em participar da gestão do Maracanã. A proposta é que os clubes formem um consórcio e façam a gestão conjunta do estádio. O Fla já deu sinal verde e o modelo proposto foi entregue ao Governo do Estado na última semana.
A ideia é que os clubes formem uma entidade administrativa (Maracanã Carioca S.A.) e elejam um Conselho de Administração composto por onze membros, sendo um indicado pelo Estado, oito escolhidos pelos quatro grandes clubes do Rio (dois de cada) e dois membros independentes indicados em conjunto.
A presidência do conselho seria rotativa, com mandatos de um ano de duração. A operação dos jogos, por sua vez, seria feita por cada clube, e o calendário de uso discutido entre eles. A arrecadação com as partidas seria feita de acordo com a participação dos clubes, visando a diminuir os custos fixos atualmente cobrados pelo consórcio atual.
Nas últimas semanas, Flamengo e Fluminense também fizeram propostas para assumirem a gestão do Maracanã, mas não mencionaram uma parceria entre clubes. O Tricolor apresentou um modelo de gestão sustentável e eficiente para assumir o estádio.