Depois de sair perdendo por 2 a 0, o Fluminense buscou uma incrível reação e empatou em 2 a 2 com o Botafogo, neste domingo, no Maracanã, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. E tal reação tem um nome: Matheus Martins. O atacante saiu do banco de reservas para mudar a história do clássico. Sofreu um pênalti (convertido por Ganso) e marcou o segundo gol tricolor na partida. Antes, Eduardo e Jefinho haviam feito os gols alvinegros.
O Flu começou dominando a partida. Com menos de um minuto, Calegari achou bom passe e Arias chutou por cima. O bom início dava a impressão que o Tricolor teria até facilidade para vencer o duelo. Mas nem tudo é bem assim…
A equipe das Laranjeiras, de fato, seguiu dona das ações ofensivas. Trocava passes do meio para a frente e apostava na boa movimentação de peças como Arias, Ganso, Cano, Martinelli, André e Yago. O centroavante argentino, numa roubada de Martinelli, chegou a carimbar a trave de Gatito Fernández. O gol parecia questão de tempo. E foi mesmo. Só que quem marcou foi o frágil Botafogo. Junior Santos deu um chute cruzado para a área tricolor e Eduardo se antecipou a Nino tocando no canto de Fábio. Impressionante. Pouco antes do intervalo, Jhon Arias ainda ficou bem perto de empatar, porém, errou o alvo.
Em desvantagem, Fernando Diniz optou por mudar a cara do time. Voltou pro segundo tempo com Nathan no lugar de Manoel (deslocou André para o setor de defesa). A estratégia, no entanto, deu errado por completo. Mal rolou a bola e o Botafogo ampliou a vantagem com Jefinho arrancando e tocando na saída de Fábio.
Se a primeira mudança do técnico não surtiu o efeito esperado, a terceira (antes havia trocado Calegari por Cristiano) foi cirúrgica. Mandou Matheus Martins no lugar de Yago e o moleque de Xerém mudou a história do clássico. Já em seu primeiro lance, partiu para dentro, limpou dois adversários e sofreu pênalti de Patrick de Paula. Na cobrança, Ganso descontou com enorme categoria. Depois, o jovem atacante tricolor aproveitou rebote de Gatito e acertou um lindo chute para deixar tudo igual no Maraca.
No fim, o Flu até pressionou, mas não conseguiu chegar à virada que seria épica. Na próxima quarta-feira, o Time de Guerreiros volta a campo diante do Corinthians, na Neo Química Arena.
O Fluminense jogou com: Fábio, Samuel Xavier, Nino, Manoel (Nathan, intervalo) e Calegari (Cristiano, 19′ do 2ºT); André, Martinelli, Yago (Matheus Martins, 27′ do 2ºT) e Ganso; Jhon Arias e Germán Cano (Alan, 40′ do 2ºT).