O Brasileirão de pontos corridos apresenta suas particularidades em cada uma das edições. Enquanto umas são mais disputadas ponto a ponto, outras acabam tendo campeões antecipados e com pontuação bastante superior a dos adversários. Em 2023, o Palmeiras terminou como o campeão, mas teve a mesma pontuação do Fluminense no ano passado, em 2022.
Por conta da derrocada do Botafogo, o clube paulista acabou se aproveitando e conquistou seu 12º título com 70 pontos. Essa também foi a pontuação do Tricolor na edição do Brasileirão do ano passado, só que o Time de Guerreiros ficou apenas com a terceira colocação na ocasião, atrás de Internacional (73) e o próprio Palmeiras (81).
Com a campanha do ano passado, o Fluminense teria sido campeão em 2023, já que fez os mesmos 70 pontos, mas terminou com uma vitória a mais (21 contra 20). Nos anos em que o Fluminense sagrou-se campeão brasileiro dos pontos corridos, a pontuação também variou entre os 70 pontos.
Em 2010, o Tricolor terminou na primeira colocação com 71 pontos. Já em 2012, a “gordurinha” foi maior e o Time de Guerreiros faturou a taça com três rodadas de antecedência, encerrando o torneio com 77 pontos e conquistando o tetracampeonato.