Neste sábado, Fluminense e Vasco mediram forças no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 5ª rodada da Taça Guanabara. Com a classificação tricolor praticamente garantida, o que estava em jogo era a primeira posição do grupo, que acabou ficando com o Cruz-Maltino após a vitória por 1 a 0. Yago Pikachu, de pênalti, marcou o gol único da partida, que teve ainda uma polêmica de arbitragem envolvendo uma penalidade clara não marcada para o Tricolor em cima de Bruno Silva.

Assim que a bola rolou, mais do que o jogo em si, o estado do gramado chamou atenção. Muito irregular e precário, o campo do Mané Garrincha dificultou o toque de bola inicial do Fluminense, característica principal de Fernando Diniz. Difícil por baixo, a primeira grande chance tricolor nasceu pelo alto. Mascarenhas cobrou escanteio curto e Luciano achou Bruno Silva no segundo pau. O volante cabeceou consciente, mas acertou o travessão.

 
 
 

Aos 20 minutos, um erro clamoroso da arbitragem: em lance isolado dentro da grande área, Bruno Silva teve sua camisa flagrantemente puxada pelo adversário. O juiz não só ignorou o lance, como ainda marcou falta para o Vasco na jogada. Cinco minutos depois, em toque involuntário de Nathan Ribeiro com a mão, dessa vez o árbitro viu e assinalou a penalidade. Yago Pikachu bateu e colocou o Cruz-Maltino na frente: 1 a 0.

Com mais posse de bola, o Fluminense buscava envolver o adversário, que por sua vez apostava nas bolas longas e em velocidade para surpreender a defesa tricolor e matar o confronto. Em “furada” de Rodolfo, Ribamar, com o gol vazio, perdeu uma grande chance de ampliar o marcador nos acréscimos. No entanto, a defesa tricolor evitou o pior e o placar não se alterou mais na primeira etapa.

No segundo tempo, a substituição ousada de Fernando Diniz já mostrava que o Tricolor viria para o tudo ou nada para tentar uma virada. Com a saída de Ezequiel e a entrada de Marcos Calazans, o treinador tentou aumentar o poder de fogo do Flu pelo lado direito. Apesar disso, o Vasco, fechado em sua defesa, ainda conseguia levar mais perigo nos contra-ataques.

Afoito e errando muitos passes, o Tricolor não conseguiu mudar o panorama da partida. Na melhor chance, Luciano acertou o travessão após rebote do goleiro Fernando Miguel. Com o resultado, ainda assim, o Flu garantiu classificação para as semifinais da Taça Guanabara e conhecerá seu adversário neste domingo. O próximo compromisso, porém, é pela Copa do Brasil. Na terça-feira, o Tricolor visita o River-PI e joga por um empate para avançar para a segunda fase do torneio.

O Fluminense entrou em campo com: Rodolfo; Ezequiel (Marcos Calazans 00’/2ºT), Matheus Ferraz, Nathan Ribeiro e Mascarenhas; Caio Henrique, Bruno Silva (Marcos Paulo 30’/2ºT) e Daniel (Mateus Gonçalves 33’/2ºT); Everaldo, Yony González e Luciano.