liga forte
Fluminense é um dos membros da LFU (Foto: Divulgação/FFC)

Informa o portal GE que dirigentes dos clubes que formam a Liga Forte União (LFU) se reuniram duas vezes nesta semana para discutir a alteração do contrato com os investidores coordenados por Life Capital Partners (LCP) e XP Investimentos. Houve um consenso de redução do percentual dos direitos comerciais.

Percentual das empresas mudará na Liga Forte

Inicialmente, os investidores se apropriariam de 20% das receitas durante esse período. Agora, o percentual mudará. Sendo assim, os clubes irão devolver parte do dinheiro às empresas que adquiriram pelos próximos 50 anos os direitos do Campeonato Brasileiro.

 
 
 

Lembrando que, na Série A, a lista conta com Fluminense, Athletico-PR, Cuiabá, Fortaleza, Internacional, Botafogo, Cruzeiro e Vasco. Esses três últimos pertenciam ao Grupo União e aderiram ao outro grupo depois.

Entenda o que é a Liga Forte de Futebol

A Liga Forte de Futebol (LFF) é uma organização formada por 25 clubes brasileiros que se uniram com o objetivo de criar uma liga própria para negociar os direitos de transmissão de jogos e promover melhorias na gestão do futebol no Brasil. Ela surgiu em contraposição à Libra (Liga do Futebol Brasileiro), com divergências sobre a divisão dos percentuais de direitos de TV. A LFF defende uma divisão mais equilibrada, propondo que 50% dos direitos sejam divididos igualmente entre os clubes, 25% de acordo com a performance esportiva, e os outros 25% baseados em engajamento e audiência.

A LFF é composta por clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, incluindo grandes times como Athletico-PR, Fluminense, Internacional, e Fortaleza, além de outros como América-MG, Coritiba, Ceará, e Avaí. Juntos, os clubes da LFF representam cerca de 62,5% das equipes das principais divisões do futebol brasileiro.