De olho no calendário. Com destaca informação do portal Extra Online, o mês de maio será marcado pela intensificação de uma maratona de jogos pela qual os tricolores já passam. Caso avance à final do Estadual (inicia neste domingo a semifinal em duas partidas contra a Portuguesa), o Fluminense fará nove jogos em maio.
A maratona, no entanto, já começou. A última vez que o clube teve uma semana cheia para treinar foi entre os duelos com o Nova Iguaçu (no último dia 11) e Botafogo (dia 17). Com o início da fase de grupos da Libertadores, que este ano não prevê pausa entre as rodadas, não há mais esta possibilidade. Ou seja: até o fim de maio, os tricolores poderão ter feito 13 jogos em 43 dias — um a cada três.
É fundamental citar que o técnico Roger Machado tenta poupar alguns atletas. Mas, com a fase decisiva do Estadual alternando com a Libertadores, escalar um time totalmente alternativo pode não ser possível. A minutagem em campo mostra que alguns nomes vem sendo mais utilizados. Nino e Martinelli são os únicos jogadores de linha que já ultrapassaram a marca de 700 minutos nesta temporada.