O Fluminense comemora, nesta segunda-feira (4), um ano do título da Copa Libertadores da América. Em 4 de novembro de 2023, numa tarde de sábado, o Tricolor vencia o Boca Juniors, no Maracanã, pelo placar de 2×1, em um jogo que foi parar na prorrogação, para conquistar a Glória Eterna.
Fluminense goleou o River Plate no Maracanã
A trajetória da equipe comandada pelo técnico Fernando Diniz até a conquista do título foi recheada de momentos marcantes. Um dos jogos mais lembrados, sem dúvidas, é a grande goleada pelo placar de 5×1 sobre o River Plate.
Em 2 de maio de 2023, o Tricolor recebeu o time argentino, no Maracanã, pela terceira rodada do Grupo D. O Fluminense chegou embalado por vitórias diante de Sporting Cristal, do Peru, e The Strongest, da Bolívia. Já o time argentino havia perdido para os bolivianos e empatado com os peruanos.
O primeiro gol da partida saiu aos 28 minutos. Após receber Keno, o argentino Germán Cano se livrou dos marcados para finalizar de canhota e colocar a bola no ângulo.
Aos 38′, os argentinos deixaram tudo igual. Depois de vencer a disputa no corpo com Jhon Arias, Nicolas de La Cruz cruzou rasteiro para Lucas Beltrán marcar de pé direito.
Show no segundo tempo
Na volta do intervalo, o Fluminense aproveitou a força que vinha das arquibancadas para encurralar o River Plate. Aos sete minutos, Paulo Henrique Ganso encontrou lindo passe para Samuel Xavier, que deixou Cano sem goleiro para marcar o segundo.
Pouco depois, o River ficou com um a menos quando o zagueiro Leandro González Pirez recebeu o segundo cartão amarelo do árbitro uruguaio Esteban Ostojich,
Aos 29′, Jhon Arias combinou com Alexsander e, cara a cara com o goleiro Armani, ampliou. Com 40′, Cano completou cruzamento de Arias para fechar seu hat-trick. Já aos 46′, o colombiano recebeu de Jhon Kennedy para chutar rasteiro e fechar a goleada.
Caminho até o título
Após vencer por goleada no Maracanã, o Fluminense chegou a ser derrotado no segundo turno pelo River Plate, no Monumental de Núñez, por 2×0. Ainda assim, o time garantiu a liderança do Grupo D.
No mata-mata, o Flu passou por Argentinos Juniors, Olimpia e Internacional. Já grande final, triunfo por 2×1 sobre o Boca Juniors para comemorar o título histórico.