(Foto: Lucas Merçon)

Se no início da temporada o técnico Abel Braga tentava usar ao máximo a escalação que considerava ideal, nesse momento é praticamente impossível que isso aconteça. Devido as lesões, o treinador perdeu peças importantes como Ayrton Lucas e Pedro, e a maratona de jogos está apenas no início.

Hoje, o Fluminense conta com 31 jogadores no elenco profissional. A defesa conta com os únicos atletas que estiveram presentes em todas as partidas até agora: Júlio César e Renato Chaves. Gum só não participou do confronto contra o Grêmio, por problemas musculares. Abelão ainda tem Ibañez, Luan Peres, Nathan e Frazan para o setor.

 
 
 

O meio-campo, por sua vez, é o setor onde Abel teve menos problemas. Gilberto só não entrou em um jogo por suspensão, dando lugar a Léo. Jádson, Sornoza e Richard jogaram os nove duelos do Flu até aqui. Na esquerda, Ayrton Lucas era o titular absoluto, mas sofreu um estiramento na coxa esquerda e deu lugar a Marlon.

No ataque, Pedro vinha atuando em todos os jogos e foi muito decisivo, mas se lesionou e saiu de campo chorando contra o Grêmio, sentindo muitas dores. Em seu lugar, João Carlos ganhará chance entre os titulares, pois Pedro só deve retornar após o Mundial. Marcos Júnior também já foi poupado em algumas oportunidades, revezando com Pablo Dyego.

Os problemas médicos expõem as diversas carências do elenco, ainda mais se tratando de um campeonato duro e longo como é o Brasileirão. Se quiser ir longe na competição, o Fluminense terá que correr atrás de peças de reposição.