FOTO DE MARCELO GONÇALVES / FLUMINENSE FC

O experiente Felipe Melo revelou ter um sonho para a reta final da carreira. O zagueiro, de 41 anos, afirmou que deseja renovar seu contrato com o Fluminense, que tem duração somente até dezembro, visando a disputa do Mundial de Clubes do ano que vem.

A intenção do veterano é pendurar as chuteiras ao término de 2025. No Time de Guerreiros desde 2022, quando chegou após deixar o Palmeiras, Felipe Melo ultrapassa sua temporada com menos partidas com a camisa tricolor.

Felipe Melo caiu de produção no Fluminense

 
 
 

Em 2023, o zagueiro viveu seu ano com mais jogos pelo Clube, com 47 atuações e três gols marcados, após 38 atuações em seu primeiro ano. Já em 2024, Felipe Melo tem apenas 23 jogos até agora e, nos últimos meses, se tornou uma opção na reserva para o segundo tempo.

No ano de 2022, Felipe Melo foi titular do Fluminense em apenas 13 jogos e, muitas vezes, desempenhou o papel de volante. A temporada de afirmação como zagueiro foi 2023, quando Felipe Melo foi escalado 39 vezes como titular.

Ao longo de 23, o medalhão se destacou em algumas estatísticas. Na Libertadores, Felipe Melo foi o líder em bolas longas, com 5.3 por jogo, e apareceu entre os primeiros colocados do time em interceptações (0.9/jogo), cortes (3.1/jogo) e desarmes (0.8/jogo)

No Brasileirão daquele ano, ele também apareceu com grandes números em lançamentos (3.2/jogo) e cortes (2.3/jogo), mas caiu em interceptações (0.4/jogo) e desarmes (0.6/jogo).

2024: fora do time titular e queda nos números

Felipe Melo tem 19 partidas como titular no ano, mas não é escalado desde o apito inicial há quase dois meses. A última vez foi na vitória por 2×0 sobre o Atlético-MG, em 24 de agosto. Desde então, ingressou na reta final contra São Paulo, Juventude e Botafogo.

Durante a última Libertadores, o camisa 30 voltou a liderar a equipe em bolas longas (3.0/jogo) e melhorou em interceptações (1.3/jogo) e cortes (2.2/jogo), mas o desempenho caiu em desarmes (0.3/jogo)

No Brasileirão 2024, por outro lado, Felipe Melo sequer aparece entre os primeiros colocados do elenco nos quesitos mencionados acima. O medalhão soma 10 participações, sendo sete como titular, com 1.8 bolas longas por jogo, 0,7 interceptações e 0.5 desarmes. O único item que ele melhorou foram nos cortes, com média de 2.6 a cada atuação.