É preciso estar atento. Após duas derrotas consecutivas, o Fluminense caiu para o 16º lugar no Brasileirão e viu o risco de rebaixamento voltar a aumentar (chance que chegou a ser de 12% subiu para 32%). Agora, o time comandado por Marcão terá pela frente dois jogos contra adversários diretos na luta contra o descenso.
O Tricolor pega a penúltima colocada Chapecoense no próximo sábado, em casa, e o Ceará, 15º colocado, na semana seguinte, fora. Contra esses times, o Flu precisará reverter um retrospecto desconfortável neste campeonato e parar de desperdiçar pontos contra equipes que estão na parte inferior da tabela, como ocorrido nas derrotas para CSA e Avaí no 1º turno. A Chape não vence há 12 jogos (4 empates e 8 derrotas).
No primeiro turno, a equipe teve duas derrotas marcantes no Maracanã. A primeira foi para o CSA, pela 15ª rodada, por 1 a 0. Na ocasião, o time alagoano estava na penúltima colocação e não havia marcado um gol fora de casa no campeonato. O revés culminou na demissão de Fernando Diniz.
Já na 17ª rodada, foi a vez do Tricolor, já sob o comando de Oswaldo de Oliveira, ser derrotado pelo mesmo placar pelo Avaí, lanterna da competição. Foi a primeira vitória da equipe catarinense no torneio.