Manoel não atuava pelo Fluminense desde o dia 15 de junho. No último domingo, diante do Botafogo, voltou a ser titular em meio aos problemas da equipe no setor. Apesar disso, o jogador tem futuro indefinido no clube, uma vez que seu contrato vence em dezembro desse ano.
Com a suspensão de Thiago Santos, a lesão de Thiago Silva e a ausência de Ignácio, que se recupera de artroscopia, Manoel virou opção ao lado de Antônio Carlos, ultrapassando Felipe Melo na preferência do técnico Mano Menezes.
Apesar de ser quinta ou sexta opção no setor, segundo o portal Lancenet, o atleta é querido internamente e considerado uma peça de confiança de Mano Menezes, com quem trabalhou junto no Cruzeiro e no Corinthians.
Recentemente, o zagueiro teve que se afastar dos gramados devido a um caso de doping, além de enfrentar algumas lesões. Esses problemas comprometeram a sua sequência de jogos, mas, mesmo assim, Manoel apresentou um bom desempenho na partida contra o líder do Brasileirão, o que é algo interessante, considerando que ele ficou três meses longe dos campos.
Aos 34 anos, o zagueiro ainda tem a chance de completar 100 partidas com a camisa do Tricolor, caso entre em campo na próxima quarta-feira (25).
Sem estar no ritmo ideal de jogo, Manoel torce por mais oportunidades na reta final da temporada, buscando demonstrar que merece uma renovação de contrato com o clube. Além disso, outros fatores podem acabar favorecendo sua permanência na equipe.