Comandada pelo técnico do Fluminense Guilherme Schmitz e pelo auxiliar Marcelo Freitas, o Dentinho, e com a presença do preparador físico Rafael Jesus e da líbero Maila, também tricolores, a seleção brasileira sub-19 feminina retornou ao Brasil nesta semana após uma série de amistosos na cidade francesa de Metz. A equipe está em fase de preparação para o Mundial da categoria, em agosto, na Hungria e Croácia.
O Brasil venceu seis dos oito amistosos que disputou. Foram três vitórias sobre a Holanda, dois sobre a Polônia e uma sobre a Bélgica. A única derrota foi para a seleção B da França, com atletas da categoria adulto. A equipe ainda empatou em 2 a 2 um jogo com as belgas (nos amistosos é comum as comissões técnicas combinarem a disputa de quatro sets independentemente do resultado).
– Viajamos com 16 atletas para experimentar mais jogadoras e tirar algumas dúvidas. Foi muito legal, o ginásio é muito bacana, a estrutura que nos foi oferecida era ótima e isso é importante não só para nossa preparação, mas para dar bagagem internacional às atletas. É importante que elas tenham experiências diferentes do treinamento e colocar em prática o dia a dia de treino em forma de jogo. Tenho certeza que elas voltaram mais maduras, mais fortes como equipe e mais – explicou Guilherme Schmitz.