Os clubes da Série A do Campeonato Brasileiro irão se reunir, nos próximos dias, para votar o aumento no limite de jogadores estrangeiros por partidas no futebol nacional. No ano passado, o limite já subiu de cinco para sete por jogos.
Agora, de acordo com a Rádio Itatiaia, na próxima votação do Conselho Técnico da CBF, no Rio de Janeiro, será proposto que os clubes possam relacionar até nove estrangeiros em jogos. Tal encontro deve ser feito entre o fim de fevereiro e o início de março, pois a decisão tem de acontecer até 45 dias antes do Brasileirão. O início da competição será em 14 de abril.
Caso a mudança seja aprovada, o Brasil será o país da América do Sul com maior aceitação de estrangeiros por partida. Por enquanto, o Equador, com oito, é detentor do posto. Na Argentina, o limite é de seis.
Já na América do Norte, o México permite nove gringos por partida. Nos Estados Unidos não há limite de estrangeiros por jogo.
O Fluminense conta atualmente com cinco estrangeiros. São eles David Terans (uruguaio), Jhon Arias (colombiano), Yony González (colombiano), Germán Cano (argentino) e Jan Lucumí (colombiano).