Fluminense
Fifa já anunciou dois patrocinadores da competição, mas ainda tem dificuldades em relação à venda dos direitos de transmissão (Foto: Divulgação - Fifa)

A Fifa sorteará, quinta, em Miami, os grupos do Super Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho de 2025, nos Estados Unidos. O Fluminense é um dos cabeças de chave. Porém, aponta o site Uol, os participantes ainda não sabem qual será a premiação pela participação na disputa. A entidade máxima do futebol não informou como funcionará a questão financeira.

Inicialmente, os participantes foram informados que ganhariam uma cota fixa igualitária, independentemente do continente. Em dezembro, a promessa de bastidores era de que o pagamento seria de 50 milhões de euros só pela participação. De acordo com os avanços de fase, a cota iria subindo.

 
 
 

Ou seja, pela cotação atual, os brasileiros na disputa, Fluminense, Flamengo, Botafogo e Palmeiras, receberiam cerca de R$ 320 milhões só pelos três primeiros jogos da fase de grupos e poderiam ampliar a arrecadação conforme fossem se classificando.

Tal cota aparece como enorme atrativo para sul-americanos, africanos e asiáticos, mas também é boa para europeus. Em termos de comparação, os participantes da primeira fase da Champions League recebem pouco menos de 19 milhões de euros (cerca de R$ 120 milhões).

Porém, a Fifa ainda não confirmou nada disso e os representantes viajam para o sorteio nos Estados Unidos sem terem tal informação. A entidade anunciou dois patrocinadores para a competição a einad atem alguma dificuldade para vender todos os direitos de transmissão.

A aposta é que a organização da competição coloque a mão no bolso e banque o torneio mesmo que não tenha o número de patrocinadores projetado inicialmente. O mundial traz grande expectativa para a Fifa, mesmo enfrentando muitas críticas e reclamações na Europa.