O futebol brasileiro passará por uma mudança importante até a próxima sexta-feira. Isso porque a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deverá anunciar o Regulamento Geral de Competições para 2014, onde apresentará uma novidade: o aumento do número de estrangeiros em campo de três para cinco. A informação foi antecipada pelo presidente José Maria Marin, durante a sua passagem por Salvador, neste domingo, para acompanhar o confronto entre Vitória e Flamengo no Barradão. Acompanhado do seu braço-direito Marco Polo Del Nero, ele conferiu o jogo em um dos camarotes do estádio.
O diretor de competições da CBF, Virgílio Elísio, assegurou que a alteração será feita para o ano que vem, mas preferiu adotar a cautela em relação ao novo número.
– Algum tempo atrás, desde que publicamos o regulamento do ano passado, eu e o grupo que temos já vínhamos com a intenção de modificar isso. Até o final da semana, ela estará sendo publicada e passará a valer a partir de 1 de janeiro. Provavelmente, ou melhor, seguramente, vamos ter essa mudança- afirma.
É importante frisar que um dos argumentos dos clubes (Internacional, Inter e Cruzeiro, por exemplo) é que, mesmo com o aumento nas cotas de TV, o mercado também foi inflacionado, tornando, assim, mais favorável investir em atletas do continente. Um grupo menor de dirigentes se mostrava contrário apenas pelo efeito que isso poderia ter na formação de talentos no País.