Fernando Diniz conquistou o primeiro título como treinador de um grande clube brasileiro no último fim de semana, quando o Fluminense goleou o Flamengo e foi campeão carioca pela 33ª vez em sua história.
Mas a conquista não foi a primeira de Diniz como treinador. Logo nos meses iniciais da nova carreira foram dois títulos em um time que surgia como sensação no interior de São Paulo. Mas as taças, motivo de orgulho para o treinador e o clube, desapareceram.
Logo após anunciar a aposentadoria como jogador de futebol no Gama-DF, em 2008, Fernando Diniz assumiu o comando o Votoraty, time sediado na cidade de Votorantim, distante pouco mais de 100 quilômetros da capital paulista.
No comando do time que havia sido criado há menos de quatro anos, Diniz foi campeão da Série A3 do Campeonato Paulista e também da Copa Paulista de 2009, garantindo ao Votoraty uma vaga na Copa do Brasil no ano seguinte.
– Ganhei títulos de menor expressão que as pessoas desconsideram quando é conveniente. Mas para mim há coisas mais importantes no trabalho de quem faz as coisas com justiça e clareza – disse Fernando Diniz após conquistar a Taça Guanabara com o Fluminense.