Campeão da Taça Guanabara, o Fluminense já se garantiu nas semifinais do Estadual. Mais do que isso, terá a vantagem do empate por ter atingido a pontuação geral que o coloca, no mínimo, na segunda colocação. Isso significa, portanto, que vencer ou não a Taça Rio pouco importará.
O raciocínio é o mesmo para o Flamengo, líder na classificação geral e também garantido nas semifinais. Caso Fla e Flu tenham companhia de Vasco e Botafogo na próxima fase da Taça Rio, nada que aconteça nas semifinais do segundo turno irá alterar o panorama do Estadual.
O Tricolor jogará contra seu maior rival com uma equipe reserva, já que prioriza a Copa Sul-Americana, cuja estreia acontece na próxima quarta, às 21h45, no Maracanã.
O que pode acontecer?
– Flamengo e Fluminense entram sem preocupações por já terem garantido vaga e vantagem nas semifinais do Carioca. Na classificação geral, o Rubro-negro tem 26 pontos, seguido do Tricolor, com 25.
– Se o Vasco vencer o Nova Iguaçu e o Botafogo passar pelo Resende, as duas equipes se garantem na fase decisiva do Carioca, fazendo a fase final da Taça Rio valer apenas para cumprir tabela.
– Se o Vasco perder para o Nova Iguaçu, Volta Redonda e Portuguesa-RJ vencerem seus jogos e o Botafogo pontuar na última rodada, a equipe de São Januário estaria eliminada do Carioca (ficaria fora das semis da Taça Rio e perderia posição pela classificação geral). Porém, caso avance de fase na Taça Rio mesmo com a derrota, só vai às semifinais do estadual se levar o título do turno.
– Se o Botafogo perder para o Resende e o Nova Iguaçu vencer o Vasco, o Alvinegro estaria eliminado do Carioca (ficaria fora das semis da Taça Rio e perderia posição pela classificação geral). Porém, caso avance de fase na Taça Rio mesmo com a derrota, só vai às semifinais do estadual de levar o título do turno.