Historicamente, o Flu sempre sofreu com a altitude. As finais da Libertadores, em 2008, e da Sul-Americana, em 2009, que o digam. No entanto, o panorama está mudando e o Flu parece ter superado os traumas do passado. A classificação para a 2ª fase da Sul-Americana conquistada em Potosí, diante do Nacional, foi a terceira seguida conquistada pelo Tricolor “no alto do morro”.
Durante a edição da Copa Sul-Americana do ano passado, o Fluminense se classificou duas vezes na altitude de Quito. A primeira foi conquistada no duelo contra a Universidad Catolica de Quito, no Estádio Atahualpa, em Quito. Nas oitavas de final, foi a vez da equipe tricolor eliminar a LDU em pleno Estádio Casablanca, também em Quito.
O sorteio da próxima fase da Sul-Americana está marcado para o dia 04 de julho e, dependendo de quem o Fluminense for enfrentar, pode ter que voltar a atuar na altitude. Isso porque Sport Huancayo, do Peru, El Nacional, do Equador, e Jorge Wilstermann, da Bolívia, estão entre as 16 possibilidades de adversário do Fluminense na próxima fase.