Fluminense e Vasco se enfrentam no domingo, no Maracanã (Foto: FFC)

Por intermédio de uma parceria entre Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Band e a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), os jogos do Campeonato Carioca serão utilizados para reforçar a mensagem de sustentabilidade e garantir o reflorestamento de uma área com tamanho ao estádio do Maracanã. E o lançamento será no clássico de domingo entre Fluminense e Vasco, pela oitava rodada da Taça Guanabara.

Noticia o site “Máquina do Esporte” que a campanha “Plantando Gols” garantirá o plantio de dez mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para cada gol marcado no Estadual do Rio.

 
 
 

Por mais que a campanha tenha o início no domingo, os gols marcados até agora também serão contabilizados para o plantio de mudas. No clássico, os capitães dos times trocarão mudas de ipês antes do cara ou coroa para a escolha de bola e campo.

Há uma previsão de que o cultivo ocorra no dia 10 de abril, na segunda-feira seguinte à final do Estadual. As mudas serão plantadas em Queimados, em um terreno às margens do Rio Guandu, por integrantes do programa socioambiental Replantando Vida, da Cedae, que também se responsabiliza por produzir sete viveiros mantidos pela companhia, utilizando mão de obra de membros do sistema prisional do estado.

— O Carioca é o Campeonato Estadual mais charmoso e, agora, também o mais verde. Trata-se de mais uma ação que comprova que o futebol carioca vai além das quatro linhas. Nós, federação e clubes, estamos na defesa do meio ambiente, marcando um golaço. E que os artilheiros funcionem muito mais no Campeonato Carioca – disse Rubens Lopes, presidente da Ferj.