Atual campeão da Libertadores, o Fluminense tem vaga garantida para a próxima edição do torneio em 2024 e sabe que irá integrar o pote 1, dos cabeças de chave. Embora os potes ainda não tenham sido oficialmente anunciados pela Conmebol, com o ranking atualizado divulgado pela entidade já é possível ter uma noção quase exata de como ficará a divisão. Confira:
Levando em consideração que times do mesmo país não podem cair na mesma chave, com exceção dos classificados da fase prévia, o Fluminense poderá ter algumas pedreiras, um possível grupo da morte e até mesmo um clássico pela frente já na fase de grupos. Porém, também existe a possibilidade de um caminho mais acessível para o Tricolor.
PIORES CENÁRIOS
Assim como em 2023, o Fluminense pode ter que encarar um time argentino e altitude no seu grupo. Até mesmo um clássico estadual é possível. Um grupo com Independiente Del Valle (EQU), San Lorenzo (ARG) e Botafogo, por exemplo, pode ser sorteado. O Botafogo, claro, ainda precisa passar da fase prévia e disputará diretamente uma vaga com o Red Bull Bragantino, que também estará lá.
Outra possibilidade de um grupo “encardido” seria Estudiantes (ARG), The Strongest (BOL) e o próprio Bragantino, ou Atlético Nacional (COL) e Colo-Colo (CHI), outros que também podem pintar da fase Pré-Libertadores.
MELHORES CENÁRIOS
Já um cenário mais confortável para o atual campeão da América seria uma chave com clubes de menor tradição no torneio e que não ofereceriam muita pressão fora de casa. Um exemplo poderia ser o grupo com Libertad (PAR), Alianza Lima (PER) e Liverpool (URU), sem altitude e sem nenhum clube que já tenha sido campeão da competição.
Também é possível uma chave com Cerro Porteño (PAR), Deportivo Táchira (VEN) e e Huachipato (CHI) ou Cobresal (CHI). O que vai definir será o sorteio, que ainda não tem data para ser realizado. Sabe-se, porém, que acontecerá em março do ano que vem. A fase de grupos inicia em 3 de abril.