Neste dia 1º de julho, o Fluminense tem 16 jogadores nos últimos seis meses de contrato que já podem, pela lei, assinar pré-contrato com qualquer outro clube. A maioria é de atletas da base e do sub-23, mas há cinco do elenco principal comandado por Fernando Diniz. São eles: os goleiros Fábio e Muriel; os zagueiros Luccas Claro e Matheus Ferraz; e o volante Wellington. O levantamento é do portal GE.
Dos cinco, Fábio é quem tem mais chances de renovar. Aos 41 anos, o goleiro é titular absoluto do time e inclusive possui uma cláusula de renovação em seu contrato que pode ser exercida a qualquer momento para ampliar o vínculo por mais uma temporada. Por outro lado, seu companheiro de posição dificilmente seguirá no clube em 2023. Muriel, de 35 anos, passou a ser pouco utilizado desde 2020 e tem salário considerado alto internamente para um reserva.
Entre os zagueiros, Matheus Ferraz também é outro de saída do clube. O defensor de 37 anos só entrou em campo uma única vez em 2022, no empate em 0 a 0 do time reserva com o Boavista em Bacaxá, no Campeonato Carioca. Por sua vez, Luccas Claro também perdeu espaço desde 2021 e não é mais titular, mas continua sendo bastante utilizado e já fez 22 jogos nesta temporada. Como tem só 30 anos, há chances de ficar, caso não pinte uma oferta do exterior.
Wellington é um caso à parte. Apesar de ser perseguido pela torcida, o volante de 31 anos vem sendo bastante utilizado. Fez 32 jogos na temporada passada e na atual já tem 20 partidas, sendo 16 como titular. Mesmo tendo perdido a vaga no time para Nonato, ele segue com muito prestígio com Diniz, que comprou o seu barulho diante das vaias e saiu em sua defesa em recente entrevista coletiva. Se o técnico renovar para 2023, espera-se que ele peça a renovação do jogador.
Veja quem são os outros 11 em fim de contrato:
Sub-20:
Damaceno, zagueiro, 20 anos
Antony Kennedy, meia, 19 anos
Guilherme Givigi, atacante, 19 anos
Hiago, atacante, 17 anos
Welinton, meia, 19 anos