A CBF, mais uma vez, “rebaixou” a Copa Sul-Americana. A segunda competição mais importante do continente, que, em 2013 contou com a participação de apenas um grande, o São Paulo, terá um time brasileiro de Série C ou D neste ano. A recém-criada Copa Verde, com equipes das regiões Norte, Centro-Oeste e do estado do Espírito Santo, dará vaga no torneio internacional.
A Copa Verde nasceu a partir da ideia de se fazer um torneio regional, semelhante à Copa do Nordeste, para clubes da região Norte. Por isso o nome faz alusão à Floresta Amazônica.
Desta maneira, a Copa do Brasil passou a ter ainda mais valor que a Sul-Americana. O campeonato nacional terá a participação de todos os 12 grandes. O Fluminense só disputará o torneio continental, caso seja eliminado antes das oitavas de final da Copa do Brasil. Sendo assim, enfrentaria equipes de menor expressão do país tupiniquim.
Vale lembrar que o campeão da Copa Sul-Americana, além de prestígio internacional, disputará a primeira fase da Libertadores do ano seguinte e ainda a Copa Suruga, no Japão, e a Recopa Sul-Americana contra o campeão da Libertadores. Portanto, vencendo-a, o clube terá a chance de levantar mais duas taças.
Confira abaixo o os 16 participantes da Copa Verde, dentre eles os tradicionais rivais Paysandu e Remo:
Brasília-DF
Brasiliense-DF
Cene-MT
Cuiabá-MT
Desportiva-ES
Interporto-TO
Mixto-MT
Nacional-AM
Náutico-RR
Paragominas-PA
Paysandu-PA
Plácido de Castro-AC
Princesa do Solimões-AM
Remo-PA
Santos-AP
Vilhena-RO