A diretoria de competições da CBF reuniu, na sexta-feira, os 60 clubes das Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro, representantes das federações estaduais, emissoras de direitos de transmissão e entidades de imprensa para o Seminário de Operações 2018. No encontro, foram mostradas as novidades para este ano e comunicado que os procedimentos já considerados bem sucedidos seguirão.
Pela primeira vez, até os jogos da Série C terão protocolo de entrada dos times e padronização dos procedimentos programados para antes, durante e depois das partidas. Ainda houve, segundo a CBF, aperfeiçoamento na organização dos duelos na Primeira e Segunda Divisões.
Os presentes foram apresentados a mapas de posicionamento em campo, com indicações de locais corretos e os coletes de identificação de times, equipes de apoio e imprensa em todos os estádios das três divisões.
Entre as principais novidades apareceu a criação do Relatório de Time Visitante, no qual haverá observações sobre como será o tratamento recebido e estrutura encontrada na casa do clube adversário. Tal documento será somado aos relatórios do delegado da partida e supervisores (CBF e Federação).