Cano (Foto: Marcelo Gonçalves - FFC)

Por conta de apelo dos clubes, a CBF prepara um estudo para apresentar em Conselho Técnico a respeito de uma eventual ampliação do número de estrangeiros relacionados por partidas em competições nacionais. Atualmente, cada equipe só pode ter cinco jogadores de fora do Brasil nos jogos. Há a possibilidade de uma liberação para sete.

Tal estudo está sendo preparado pelo departamento de Registro e Transferência e pelo jurídico da CBF. A ideia, segundo o ge, é analisar a questão sob a perspectiva do aumento do número de estrangeiros no futebol brasileiro nos últimos anos e levar aos clubes para deliberação e votação em Conselho Técnico ainda a ser marcado, mas de preferência antes do início das edições de 2023 do Campeonato Brasileiro.

 
 
 

Hoje são liberados os clubes a terem cinco jogadores estrangeiros relacionados por partida. A discussão original é que suba para sete. A última mudança também foi provocada por clubes em 2013, válida a partir de 2014. Na ocasião, o número subiu de três para cinco jogadores de fora do país por jogo.

Com oito estrangeiros no elenco, o São Paulo enviou ofício para a CBF e Federação Paulista solicitando a ampliação. O Fluminense hoje tem apenas três atletas de fora do país no grupo. São eles o meia uruguaio Michel Araujo, o atacante argentino Germán Cano e Alan, atacante brasileiro, mas naturalizado chinês.