Entidade identifica problema e incluirá regra na competição
A CBF incluirá regra para evitar a cera feita por gandulas em suas competições, como o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil. Informa o jornalista Rodrigo Mattos em sua coluna do Uol que a entidade passará a usar o sistema multibolas, em que as bolas são postas fixas em determinados pontos do campo, em vez de ficarem nas mãos de funcionários.
De acordo com o colunista, o departamento de competição da CBF já havia idenrificado como um dos problemas de seus campeonatos as atitudes dos gandulas. É muito comum a cena de bolas sumirem quando o time da casa está ganhando. Assim, não há uma devolução rápida para o reinício de partidas em lances de lateral, escanteio e tiro de meta.
Por consequência do mau comportamento dos gandulas dos clubes, a CBF introduzirá no Regulamento Geral de Competições de 2025 a obrigatoriedade do sistema multibolas. Tal regra terá de ser aplicada em todas as disputas nacionais
Ainda não foram determinados os detalhes como número de pontos para as bolas e locais. Podem ser pratos ou cones. Esse sistema já vem sendo utilizado no Campeonato Paulista com 16 bolas colocadas em cones.