Notícias
Youtube
Palpites
Casas de apostas
Guias
Comunidade
Contato
WhatsApp
Charges

CBF discutirá perda de pontos em casos de racismo; saiba posição do Flu e outros clubes

Redação

Na próxima semana, acontecerá reunião do Conselho Técnico da CBF. Os representantes dos clubes votarão um possível aumento no limite de estrangeiros relacionados por partida de cinco para sete. Além disso, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, no ano passado, já havia prometido levar às agremiações a discussão sobre a partida de ponto por caso de racismo entre torcedores e atletas nos campeonatos nacionais. Num primeiro momento, o Fluminense foi um dos poucos a se mostrar favorável.

Quando Ednaldo levantou a ideia, no I Seminário de Combate ao Racismo e a Violência no Futebol, em agosto do ano passado, o site ge consultou os 40 clubes das Séries A e B. Só o Fluminense e mais cinco se mostraram favoráveis: América-MG, Náutico, Ponte Preta, Sampaio Corrêa e Vasco. Sete se manifestaram contrários: Atlético-GO, Bragantino, Santos, Chapecoense, Criciúma, CSA e Tombense. Os demais não responderam.

Muitos clubes entendem que a discussão passa pela forma de punião. Eles vêem como um um fato que atenue a pena a identificação do torcedor infrator com a realização de boletim de ocorrência e encaminhamento para as autoridades competentes.

No Código Brasileiro de Justiça Desportiva, porém, já há previsão de perda de pontos para casos do tipo. O texto, no artigo 243-G, estabelece dois tipos de punição:

em caso de jogadores e treinadores, quem praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência pode ser suspenso de cinco a dez partidas;

no caso de torcedores, “caso a infração prevista neste artigo seja praticada simultaneamente por considerável número de pessoas vinculadas a uma mesma entidade de prática desportiva, esta também será punida com a perda do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e, na reincidência, com a perda do dobro do número de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente;

caso não haja atribuição de pontos pelo regulamento da competição, a entidade de prática desportiva será excluída da competição, torneio ou equivalente.

Tudo sobre o Fluminense reunido no site número 1 da torcida tricolor.

Leia mais