A Confederação Brasileira de Futebol anunciou novidades para os torneios de categorias de base em 2019. As principais mudanças ficam por conta do formato do Brasileirão Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-17. Além disso, a entidade criou novas competições, e o número de jogos crescerá em 69% – de 343 em 2018 para 583.

O Campeonato Brasileiro Sub-20 teve o calendário ampliado e será disputado entre junho e dezembro. No novo formato, os 20 clubes participantes não serão mais divididos em quatro grupos com cinco integrantes e, agora, se enfrentam em turno único de 19 rodadas. A mudança fará o número de jogos passar dos atuais 70 para 204.

 
 
 

A Copa do Brasil Sub-20 também terá novidades. A CBF manteve o número de jogos (62) e participantes (32), mas mudou o critério de classificação, para permitir que pelo menos um representante de cada Estado participe. A edição de 2019 terá os 27 campeões estaduais da categoria, além de um time dos cinco estados com melhor posição no ranking da CBF. A competição será disputada entre março e maio.

A grande novidade da temporada 2019 é a primeira edição do Campeonato Brasileiro Sub-17, que será disputado entre abril e junho. O torneio terá os 20 clubes mais bem colocados no Ranking Nacional de Clubes, que serão divididos em duas chaves com 10 participantes cada. Após turno único, os quatro melhores de cada lado avançam para as quartas de final. Os mata-mata serão disputados em jogos de ida e volta.

Já a Copa do Brasil Sub-17 sofreu a mesma mudança da categoria Sub-20. O torneio será disputado entre o início de agosto e o fim de setembro. A CBF também criou a Supercopa Sub-17, que será disputada entre os campeões da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da categoria em dois jogos, tal qual acontece no Sub-20. A Copa do Nordeste Sub-20 e o Campeonato Brasileiro de Aspirantes também mantiveram o formato e o número de participantes.