O dia 24 de fevereiro, próxima terça-feira, promete uma invasão de tricolores de fora do Rio de Janeiro nas Laranjeiras. Cerca de 10% dos torcedores que participaram do crowdfunding do Casal 20 são de fora do Estado. Alguns se planejaram com antecedência para estar na cidade durante a data marcada para o lançamento do livro “Washington & Assis – Recordar é viver” e da inauguração oficial dos bustos dos grandes ídolos. O jornalista Marcos Caetano, que foi premiado com a Medalha Nelson Rodrigues no estande do Fluminense na Bienal do Livro de 2013, mora em São Paulo e é uma das presenças confirmadas.
– O Fluminense Football Club se destaca das demais agremiações esportivas por ter um escritor no panteão de seus maiores ídolos: Nelson Rodrigues. Esse privilégio se transformou em tradição com um grupo de extraordinários autores que, nos últimos tempos, vêm publicando obras sobre as histórias e os grandes feitos do clube. Por conta disso, era natural que chegasse o momento de vermos a verve do grupo direcionada a mais amada dupla de craques que já vestiu a nossa camisa. Assis e Washington são ídolos que fizeram por merecer um livro à altura de seus feitos e, graças ao talento desses três autores tricolores, a homenagem se tornou uma bela realidade – afirma Marcos.
Alguns ídolos históricos do clube, como Romerito, Paulo Victor, Carlos Alberto Parreira e Carlos Alberto Torres, também já confirmaram presença. Além deles, os filhos e as viúvas tanto de Washington quanto de Assis também estarão no clube no dia 24 de fevereiro. Há torcedores, inclusive, que deram sorte de a data, próxima ao fim do Carnaval, cair justamente em suas férias. Foi o caso da funcionária pública Gisele Metello, de Brasília.
– Apesar de morar em Brasília há muitos anos, me mantenho a mais informada possível sobre tudo o que diz respeito ao Fluminense. Sou sócio-futebol desde o primeiro dia que a campanha começou e sempre que possível procuro colaborar com as iniciativas do clube. Após ter participado do livro dos 110 anos, não pensei duas vezes em contribuir também para o livro em homenagem ao Casal 20. Achei uma homenagem mais do que justa a esses dois jogadores que nos deram tantas alegrias. Acredito que o livro será tão bom como foi o dos 110 anos e tenho expectativa de ser uma noite agradável como foi a do outro lançamento – fala Gisele.
No evento oficial do Casal 20 aberto no Facebook do Fluminense, cerca de 600 torcedores já confirmaram presença no clube no dia 24 de fevereiro. Muitos tricolores estão contando os dias para a chegada do evento. A professora Dao Duarte é mais uma das torcedoras de fora do Rio que está ansiosa para a data.
– Falar de Assis e Washington é falar de paixão, amor à camisa, entrosamento e principalmente de uma amizade que se estendeu para além da Terra. Eles fizeram parte de minha adolescência e ajudaram a germinar o meu amor ao Fluminense. Como torcedora e admiradora, não poderia ficar de fora dessa homenagem tão importante à maior e melhor dupla que a história do futebol já teve. Não pude vê-los ao vivo dando seus shows em campo, mas irei ao clube para cumprir com o dever de uma torcedora que tanto comemorou as conquistas dadas por eles a mim. Ir ao evento nas Laranjeiras já me causa ansiedade. Imagino os bustos dos dois, pois será uma forma de estar perto deles. Espero também saborear logo as páginas sempre bem traçadas pelos autores que certamente estarão cheias de novidades e curiosidades – comenta Dao.