(Foto: Reprodução/TV Globo)

O lendário Mário Jorge Lobo Zagallo faleceu, na noite da última sexta-feira (5), após sofrer com uma falência múltipla dos órgãos. Internado desde o fim de dezembro em um hospital do Rio de Janeiro, o ex-jogador e ex-técnico teve sua morte confirmada por sua assessoria

Único tetracampeão mundial de futebol, iniciou sua carreira como profissional no Flamengo, e logo já ganhou seus primeiros títulos estaduais, em 1953 e 1955. Em 1958, sua primeira Copa do Mundo chegou, com direito a gol na final contra a Suécia.

 
 
 

Na edição seguinte, em 1962, agora já como atleta do Botafogo, conquistou o bicampeonato mundial como jogador. Mais tarde, em 1964, resolveu se aposentar de sua carreira como atleta, dando início a uma vitoriosa trajetória como técnico.

Já em sua primeira Copa do Mundo com essa nova função, em 1970, comandou Pelé e companhia para o tricampeonato, sendo considerada por muitos, a melhor seleção de todos os tempos. Em 94 veio o tetra, dessa vez como coordenador técnico de Carlos Alberto Parreira. Ainda teve a chance de ser penta, outra vez como comandante, mas parou na decisão em 98 para a França de Zidane.

Pelo Fluminense, conquistou o título do Carioca de 1971 como treinador, batendo o Botafogo por 1 a 0 em uma partida no Maracanã para mais de 160 mil pessoas presentes. Ao todo, foram 20 confrontos disputados naquela edição, com o Tricolor vencendo 11, empatando 8 e perdendo apenas uma vez. Confira todos os títulos do Velho Lobo: