Renato Gaúcho teve passagens importantes pelo Fluminense como jogador e técnico. Ainda atacante, fez de barriga o gol do título carioca em 1995. Como treinador, comandou o time na conquista da Copa do Brasil em 2007. Hoje no Grêmio, diz ter sonho de treinar também o Flamengo, onde jogou antes da passagem no Tricolor.
– Preciso realizar esses dois sonhos (técnico do Flamengo e da seleção). Fui procurado pelo Flamengo há uns quatro meses. Mas estava em três grandes competições com o Grêmio, não tinha mínima chance. O Flamengo é um grande clube, tem uma grande torcida. O primeiro que joguei no Rio de Janeiro e ao lado do meu grande ídolo Zico. Conquistamos naquele ano o Brasileiro. Apesar de pessoas falarem que não é, campeão é quem ganha nas quatro linhas – disse quando questionado no Jogo das Estrelas, organizado por Zico, na noite desta quarta, no Maracanã.
Como jogador, Renato Gaúcho atuou no Fluminense entre 1995 e 1997, período no qual fez 71 partidas e 27 gols. Como treinador teve diversas passagens. Foram 202 jogos no comando do Flu.